top of page

Cântico do Servo Sofredor I (Isaías 42,1-7)

  • Ele não clama nem levanta a voz
  • 10 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

1 'Eis o meu servo - eu o recebo; eis

o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.' 5 Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6 'Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7 para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas. Palavra do Senhor.

Preparando para a contemplação do Calvário, temos a oportunidade de meditar a figura do Servo Sofredor. Sua imagem é um prenúncio de Cristo. Ele é o eleito de Deus, no qual repousa o seu Espírito. Ele procederá com firmeza inabalável e virá para realizar o julgamento e estabelecer a justiça. Seu comportamento será diferente daquele exercido pelos grandes da história, que erguem o seu poder sobre as ruínas das cidades e os sobre os corpos dos seus inimigos. O poder de Deus criador estará presente em seu eleito. Ele o constituiu para ser o centro da aliança de Deus com o povo, sendo portador de uma nova vida e uma nova esperança para todos.

Neste primeiro Cântico do Servo, salienta-se a escolha divina do servo. O servo é apresentado como um servidor da justiça, a qual será obtida, não pela força nem pela proclamação. Este servo virá ao encontro do ser humano que caminha neste mundo, sobretudo, dos sofredores e indefesos. A salvação que ele anunciara não é obra humana, mas dom gratuito de Deus para a humanidade. (Fonte: amigosedento.blogspot.com.br)


 
 
 

Comentários


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
  • Facebook Social Icon
bottom of page